Prontuário de instalações elétricas - PIE
- Guilherme Fiuza Aleixo
- 11 de jan. de 2024
- 2 min de leitura
Essa semana, tivemos a aprovação de mais uma prestação de serviço, nós elaboraremos um Prontuário de Instalações Elétricas para um Hospital de grande porte no Rio!
Então, você sabe o que é um PIE e qual a sua utilidade?
A documentação das instalações elétricas é habitualmente uma incógnita nos estabelecimentos, sendo as suas especificações, características e limitações raramente conhecidas pelo trabalhador ou usuário, devendo ser organizada em um prontuário.
O PIE (Prontuário de Instalações Elétricas) é um documento obrigatório, regulamentado pela Norma Regulamentadora 10 (NR-10). Ele reúne informações importantes das instalações elétricas do local, sendo uma ferramenta importante para diminuir o risco dos trabalhadores, que atuam neste ambiente de trabalho.
O que se pretende com essa exigência é a criação de uma memória dinâmica da instalação elétrica, dos procedimentos de trabalho, dos sistemas e medidas de proteção, das realizações de treinamentos, capacitações,certificações, especificações, testes de rigidez dielétrica, enfim da organização das instalações elétricas. Ao regulamentar essa obrigatoriedade de documentar promove-se a oportunidade de gestão responsável e, avaliações a qualquer tempo, tendo as suas características atestadas mediante a documentação que facilitará informações, estudo e pesquisas aos trabalhadores e demais interessados e a promoção de ações de segurança e de auditoria fiscalizadora.
O PIE deve ser mantido pelo empregador ou por pessoa formalmente designada pela empresa, permanecendo à disposição dos trabalhadores e demais interessados envolvidos com instalações e serviços em eletricidade, incluindo-se as autoridades conforme prescreve a norma, e ser revisado e atualizado periodicamente.
Este documento permite identificar e controlar os riscos associados as instalações elétricas, tendo papel fundamental na segurança do trabalho.
Por isso, ajuda na capacitação dos trabalhadores, na adoção de medidas preventivas e corretivas e prevenção de acidentes.
O prontuário é obrigatório em instalações com carga instalada superior a 75 kW.
Sendo assim, pode englobar desde ambientes que façam uso de eletricidade em suas atividades até empresas, indústrias, comércio, condomínios, hospitais e escolas.
Para que as informações não fiquem dispersas foi estabelecido que se reúnam essas informações e documentos em um PRONTUÁRIO, que poderá ser uma pasta, um manual, uma gaveta de arquivo ou mesmo um sistema informatizado, ou a combinação destes, desde que o seu conteúdo seja imediatamente acessível, quando necessário.
Os profissionais habilitados, conforme definido pela NR-10, como os Engenheiros Eletricistas, devem ser os responsáveis pela elaboração, implementação e manutenção do prontuário.
Está precisando elaborar ou atualizar o seu prontuário ou até mesmo saber mais sobre o assunto?
Entre em contato e terei o prazer em ajudar!



Comentários